quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Papo Jovem: Ficar e Namorar, na visão de um Cristão

A sociedade vive em constantes mutações devido a influencia da mídia e de formadores de opinião,  interferindo na vida de jovens e adolescentes.
Até pouco tempo o namoro consistia em encontros com diálogos sobre os dois, momentos de romance, abraços e beijos limitados. Com o desenrolar do movimento “Hippie”, os limites do namoro foram ampliados e os atos pré-sexuais encontraram espaço. Como conseqüência muitas famílias ficaram sem estrutura, terminando em divórcios.
Na década de 80 a “AMIZADE COLORIDA” entrou em ação. Rapazes e moças mantinham encontros sem compromisso!
O império da AIDS (doença sexualmente transmissível e fatal), trouxe a aceleração da libertinagem juvenil. Os preservativos entraram na lista de materiais de compra dos adolescentes, como a pílula na década de 70. O desejo de independência provocou um novo tipo de relação: FICAR.
Você gosta de brincar com ratoeiras, cobras, bombas ou facas? Não! São brincadeiras perigosas, assim como brincar com os sentimentos dos outros, ou mesmo arriscar os seus.  A Bíblia diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9).
Tudo que o cristão faz é para a glória do nosso Senhor, o jovem cristão deve escolher alguém debaixo da orientação de Deus.
Namorar é conhecer o gosto, personalidade, temperamento, reações, etc. O restante está reservado para o casamento.
Como escolher um namorado (a):
Rapazes: Leiam Provérbios 31:10-31 e repare nos sábios conselhos de uma mãe ao seu filho solteiro.
Garotas: O Salmo 1:1-3 aponta o comportamento do homem bem-aventurado.
Há um amor maior que nos conforta e supre a carência: O AMOR DE DEUS. Curtir sem compromissos é um pensamento anti-cristão. O que deve unir alguém à outro é o amor, e este é poderoso e permanente: “O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta; o amor jamais acaba” (I Co 13.8,9a).
Se você já se comportou mal assim, Deus tem um remédio para seu erro: o arrependimento! Ficar, pode estar na moda, mas está errado. Nós temos outra moda: Seja Radical em Cristo!
Conclusão: Ficar é fria, é coisa passageira. Busque a orientação de Deus em suas relações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário